Corrida Internacional em Petrolina realizada com suor, velocidade e integração
A manhã deste domingo (13) foi marcada por um espetáculo de superação, diversidade e integração em Petrolina, com a realização da 2ª Corrida Rústica Internacional do Agronegócio. O evento, organizado pela Seiva do Vale, reuniu cerca de 1.300 corredores, entre atletas amadores e profissionais, que coloriram as ruas da cidade em busca de desafios e superação. A prova, que reforça o compromisso da cidade com o esporte e o agronegócio, foi considerada um sucesso absoluto. Na disputa feminina da categoria 15km Elite, o grande destaque foi a baiana Núbia de Oliveira, que comemorou a vitória com emoção. “Hoje Deus me abençoou e eu fui campeã nesse evento maravilhoso! Consegui bater a meta e é só gratidão”, disse a atleta, agradecendo ao seu treinador, ao Exército Brasileiro, ao Praia Clube e à escolinha de atletismo em Jaguarari-BA. Núbia descreveu o percurso como rápido e desafiador, e já se prepara para novos compromissos no Troféu Brasil e no Sul-Americano de Rua. O pódio feminino foi completado por Emily Chebet (Uganda), Vivian Jeftanui Kiplagati (Quênia), Jeane Barreto dos Santos (Brasil) e Aline Prudencio de Freitas (Brasil).
continua depois da publicidade
No masculino, o ugandense Mark Kaptoo venceu a prova de 15km Elite com o tempo de 43min43s. Segundo ele, os dois últimos quilômetros foram os mais difíceis, por conta da fadiga e dores nas pernas. Foi a primeira vez que Kaptoo disputou um percurso de 15km, já que costuma competir em provas de 8km e 10km. O segundo e terceiro lugares ficaram com os quenianos Nicolas Kiptoo Kosgei e Wilson Mutua Maina, seguidos por Allan Kemboi Biwott e Collins Kiptoo. Mesmo sem pódio, o brasileiro Justino Pedro, morador de Petrolina, garantiu o 6º lugar e foi o melhor atleta do Brasil na prova, com tempo de 45 minutos. O resultado o coloca entre os três melhores do país na modalidade, garantindo a Bolsa Atleta para o próximo ano. “É muito importante para a gente. Estou feliz por esse resultado”, comentou. Justino se prepara agora para representar o Brasil na maratona Sul-Americana, em São Paulo, no próximo dia 27.
O diretor-presidente da Seiva do Vale, Aldemir Rodrigues, comemorou o sucesso da corrida, que já está na sua terceira edição — a segunda com caráter internacional. “O comparecimento dos corredores, tanto amadores quanto profissionais, e o apoio do setor do agronegócio foram fundamentais. Estamos felizes por ver essa multidão nas ruas de Petrolina. O retorno foi muito positivo”, destacou. Diante do êxito, a organização já confirma: em 2026 tem mais.
A premiação contemplou várias categorias, incluindo corredores de elite, pessoas com deficiência (PCD) e representantes do setor agro, com entrega de troféus, medalhas e prêmios em dinheiro. Confira os vencedores por categoria:
Geral Masculino 5km
Gleison da Silva Santos
Edimar Ferreira de Lira Souza
Juliano de Araújo
Cícero Evandro Ferreira dos Santos
Rafael Almeida Silvestre
Geral Feminino 5km
Daiana Justino dos Santos
Lais Dias
Marina Gomes Marçal
Eliene Florêncio da Costa
Teodora Catarina
Geral Masculino 15km
Lucas Gabriel Santana Rodrigues
Jackson Cícero Pereira da Silva
Elias dos Santos Castro
Leonardo Feitosa
Sivaldo de Souza
Geral Feminino 15km
Lais Ribeiro Vieira Nazário
Ana Augusta Lima Soares
Joseneide Rodrigues dos Santos
Thais Ribeiro Vieira
Gilderlania Lima de Souza
Categoria PCD Masculino 15km
Samuel da Silva Araújo
Marcelo da Silva Rumão
Gonçalo Rodrigues da Silva
Antônio Carlos Mendes Alves de Brito
Gabriel Ferreira Lima
Categoria PCD Feminino 15km
Pamela Maiara Silva Rocha
Nanilza dos Santos Silva
Edna dos Santos Ferreira
Categoria 15km Triciclo
Herbeson Monteiro dos Santos
Envie seu comentário