Um ano sem Pelé: Mausoléu do Rei abre para visitação todos os dias de dezembro - Blog Casa Nova Esportiva

Um ano sem Pelé: Mausoléu do Rei abre para visitação todos os dias de dezembro

Até o final do mês, a Memorial Necrópole Ecumênica abre as portas para receber as homenagens ao eterno Rei do Futebol


Mausoléu na Memorial Necrópole Ecumênica - Créditos: Divulgação

No próximo dia 29 de dezembro, completa-se um ano da morte do Rei Pelé. Para viabilizar a visitação de fãs e admiradores do ícone do futebol mundial, a Memorial Necrópole Ecumênica implementou um esquema especial para o acesso ao Mausoléu do Rei durante o mês de dezembro. O local está aberto diariamente, das 09h às 12h e das 14h às 18h, sem tempo de permanência estipulado. No entanto, é necessário realizar um cadastro prévio e gratuito no  site da Memorial. 

Em maio deste ano, a Memorial inaugurou o Mausoléu Rei Pelé, tornando-se um local de peregrinação para os fãs. Desde então, mais de 7 mil visitantes, nacionais e internacionais, prestam suas homenagens ao legado do 

Rei do Futebol. Se estivesse vivo, Pelé teria completado 83 anos em 23 de outubro.

Mausoléu possui 200 m² e conta com duas estátuas de tamanho real do Pelé feitas de latão, piso coberto de grama sintética e, nas paredes, um grande papel simula a torcida do Santos Futebol Clube. Projetado por Pepe Altstut, proprietário da Memorial - falecido em 2018, o Mausoléu possui 200 m² e conta com duas estátuas de tamanho real do Pelé feitas de latão; nas paredes, um grande papel simula a torcida do Santos Futebol Clube, e o piso coberto com grama sintética. 

O túmulo é revestido por placas de alumínio dourado e possui quatro painéis, dois retratam os gols de Pelé e os outros dois, a comemoração com o tradicional soco no ar. Além disso, nos quatros cantos do túmulo, há cantoneiras em formatos da Taça Jules Rimet, uma camisa com o número 10 e uma coroa. Por fim, os detalhes chamam atenção: o céu azulado acima do túmulo de Pelé e as camisas da Seleção Brasileira e do Santos. 

Os visitantes também terão acesso ao Mercedes Benz S-280, dado para Pelé pela montadora em 1974, em comemoração ao milésimo gol do jogador. O carro estará exposto no Museu de Veículos do Memorial

 

Sepultamento no Memorial

Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022, em decorrência do câncer de colón. Após ser velado na Vila Belmiro, a cerimônia seguiu pelas ruas de Santos até a Memorial Necrópole Ecumênica no dia 3 de janeiro. No local, foi sepultado na presença da família em um mausoléu no primeiro andar. 

Pelé teve um espaço reservado no nono andar da Memorial desde 2003, com uma vista para a Vila Belmiro. A escolha foi uma homenagem ao pai, que quando jogava, usava a camisa nove.

No entanto, a família e o cemitério fizeram um acordo para que o craque fosse sepultado no mausoléu por uma questão de logística para o acesso do público. 



Serviço:

Mausoléu do Rei Pelé 

Funcionamento: Diariamente (mês de dezembro)

Horário: 09h às 12h / 14h às 18h 

Local: Memorial Necrópole Ecumênica 

Endereço: Av. Dr. Nilo Peçanha, 50 - Marapé, em Santos 

Entrada: Gratuita


BLOG CASA NOVA ESPORTIVA, 10 ANOS...
 ...aqui o esporte acontece!

Nenhum comentário

Os comentários ou opiniões aqui não devem ser atribuídos ao blog, a responsabilidade é somente do seu autor.