Correr depois dos 40 anos não prejudica as articulações. - Blog Casa Nova Esportiva

Correr depois dos 40 anos não prejudica as articulações.

Para o fisioterapeuta Rafael Krasic, fundador da startup Tato, prática traz diversos benefícios a populações mais velhas.

A corrida e a caminhada são duas das atividades físicas acessíveis para a população, independentemente de idade e condicionamento. Além de serem agradáveis, oferecem muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Tanto a corrida quanto a caminhada são exercícios aeróbicos que ajudam a melhorar a saúde cardiovascular, aumentando a circulação sanguínea e a capacidade pulmonar. Eles também contribuem para reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e problemas cardíacos. Ambas as atividades auxiliam ainda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar o humor.

"É importante ressaltar que a corrida pode trazer benefícios significativos para a saúde, mesmo nessa fase da vida. A prática regular de corrida pode ajudar a melhorar a aptidão cardiovascular, aumentar a resistência, fortalecer os ossos e músculos, além de promover a manutenção de um peso saudável" explica Rafael Krasic, fisioterapeuta e fundador da Tato.

Além de fortalecer os músculos das pernas e do core, os exercícios beneficiam a densidade óssea, previnem a osteoporose e melhoram a mobilidade, a flexibilidade e o equilíbrio, reduzindo assim o risco de quedas e lesões.

"Ao correr, o sistema cardiovascular é estimulado, o que pode ajudar a melhorar a capacidade respiratória e circulatória, reduzindo o risco de doenças cardíacas e hipertensão, um ponto importante para o público 40+. Além disso, a corrida promove a liberação de endorfinas, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, o que pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o humor".

Outra grande vantagem da corrida,e da caminhada segundo o fundador da Tato, é que elas podem ser praticadas em qualquer lugar e a qualquer momento, sem a necessidade de equipamentos especiais ou um espaço específico. “Tudo o que é necessário é um par de tênis confortáveis e roupas adequadas”.

“Para aproveitar os benefícios da corrida e da caminhada, é importante começar devagar e aumentar gradualmente a intensidade e a duração do exercício. Pessoas com condições médicas específicas devem consultar um profissional de saúde antes”, diz Krasic.



BLOG CASA NOVA ESPORTIVA, 9 ANOS...
 ...aqui o esporte acontece!

Nenhum comentário

Os comentários ou opiniões aqui não devem ser atribuídos ao blog, a responsabilidade é somente do seu autor.