De chinelo a atleta: a emocionante virada de vida de Isaque dos Santos Pinho - Blog Casa Nova Esportiva

Banner Ancora

Banner Ancora
https://www.saude.ba.gov.br/atencao-a-saude/comofuncionaosus/

De chinelo a atleta: a emocionante virada de vida de Isaque dos Santos Pinho



O Brasil se comoveu nas últimas semanas com a história de Isaque dos Santos Pinho, de 31 anos, ex-morador de rua que encontrou no esporte uma oportunidade de transformação. O vídeo que viralizou mostrando Isaque, de chinelo e embriagado, correndo 8 km em uma prova de rua em Garrafão do Norte (PA), alcançou mais de 30 milhões de visualizações em poucos dias. Desde então, sua vida tem mudado radicalmente. Hoje, ele treina diariamente e se dedica a uma nova rotina como atleta, deixando para trás o vício em álcool e drogas que marcou sua trajetória. A corrida, realizada no dia 27 de julho, foi organizada por uma academia local e não contava com a inscrição de Isaque, que decidiu entrar na disputa de improviso. Mesmo sem preparo, roupas adequadas ou tênis, ele completou os 8 km e recebeu uma medalha de participação. O gesto espontâneo e a força de vontade chamaram a atenção do público e mudaram o rumo de sua história. “Depois da corrida eu não usei mais nada. Estou querendo mudar minha vida para melhor, e está dando certo”, declarou Isaque.

Nascido em Capitão Poço (PA) e criado em Garrafão do Norte, Isaque enfrentou uma juventude marcada pela pobreza, o vício e a situação de rua. Nos últimos meses, chegou a dormir no Mercado Municipal da cidade. “Já passei fome, cheguei a comer coisa do lixo”, relembra. Com a repercussão do caso, ele recebeu apoio de doadores, ganhou roupas, calçados e até uma vaga para dormir na academia da organizadora da corrida, Estela Rizzieri. Agora, o grupo busca uma casa de apoio para que ele possa reconstruir sua vida com dignidade. Determinando a trilhar o caminho do esporte, Isaque iniciou uma rotina de treinos, que começa às 4h30 da manhã com caminhada e segue com corrida ao amanhecer pelas ruas da cidade. Motivado, ele já treina para próximas provas. “Deus apresentou uma saída para mim, que é essa do esporte. Ser uma pessoa melhor na vida”, disse o corredor, que continua guardando com carinho o chinelo branco usado na primeira prova.


A cada dia, o ex-morador de rua conquista novos admiradores. Seu perfil no Instagram ultrapassou 200 mil seguidores, ele recebeu convites para outras competições e tem sido apoiado por profissionais de saúde, além de contar com uma equipe que o auxilia em entrevistas e compromissos pessoais. O gesto de solidariedade durante a corrida, quando parou para ajudar um cachorro doente à beira da estrada, também mostrou que sua transformação vai além do esporte: reflete a vontade de ser uma pessoa melhor. Hoje, vivendo uma rotina de treinos, compromissos e novas oportunidades, Isaque sonha alto. “Meu maior sonho é ser feliz, mudar de vida para melhor, construir uma casa e montar uma família. Tenho o apoio de quem está me ajudando e, daqui uns dias, quero ajudá-los também”, afirmou. De anônimo a símbolo de superação, ele prova que uma escolha pode mudar destinos e que, no esporte, sempre há espaço para recomeços.


BLOG CASA NOVA ESPORTIVA, 11 ANOS...
Mais de 2 milhões de acessos...aqui o esporte acontece!

Nenhum comentário

Os comentários ou opiniões aqui não devem ser atribuídos ao blog, a responsabilidade é somente do seu autor.