Stock Car 2024 tem coleta e destinação correta do óleo lubrificante pelo 2º ano consecutivo - Blog Casa Nova Esportiva

Stock Car 2024 tem coleta e destinação correta do óleo lubrificante pelo 2º ano consecutivo



Categoria segue avançando com metas de sustentabilidade. Operação de coleta do resíduo será feita novamente pela empresa brasileira Lwart Soluções Ambientais.

Maior evento do automobilismo brasileiro, a Stock Car Pro Series renova sua parceria com a Lwart Soluções Ambientais e terá novamente, em 2024, coleta segura e responsável de todo o óleo lubrificante usado pelos carros das equipes, em todas as etapas. Além da coleta, o resíduo passará por um processo de reciclagem, conhecido como rerrefino, e voltará para o mercado em forma de óleo básico de alta performance, formando um ciclo completo de economia circular. A primeira etapa da categoria está agendada para o dia 3 de março, no Autódromo de Goiânia (GO). O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um vilão ambiental que está presente em motores de automóveis, além de diversas indústrias. A legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado nas fontes geradoras como postos de combustíveis, oficinas, super trocas de óleos e indústrias, e destinado para a reciclagem por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível. Para se ter uma ideia, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água.

A Lwart Soluções Ambientais, coletora oficial da Stock Car, é uma empresa 100% brasileira que tem em seu DNA a transformação de resíduos. Em 2023, cerca de 1,7 mil litros foram coletados ao longo da temporada da categoria e passaram pelo processo de rerrefino na fábrica da empresa localizada em Lençóis Paulista (SP), uma das mais modernas do mundo. “Estamos preparados para continuar apoiando a Stock Car em suas metas de ESG e fortalecer a modalidade na causa da economia circular. A coleta responsável e segura do óleo e a destinação correta deste resíduo têm um papel importante para a preservação do meio ambiente”, destaca Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.

O caminho do OLUC na Stock Car.

O projeto conta com a instalação de tambores próximos aos boxes de todas as equipes, para a coleta do óleo. A cada fim de semana de corrida, esse resíduo coletado será devidamente armazenado e transportado para a fábrica da Lwart localizada em Lençóis Paulista/SP. Desta forma, a Stock Car recebe o Certificado de Coleta de Óleo e o Certificado de Destinação Final, documentos de valor legal que asseguram a conformidade com as normas ambientais.

O que acontece com o OLUC depois de ser coletado.

Uma vez coletado e encaminhado para Lençóis Paulista, o óleo lubrificante usado passará pelo rerrefino, para voltar a ser óleo básico de alta performance do Grupo II. Em seguida, ele vai para os principais produtores, que o aditivam e o transformam novamente em lubrificante. A partir daí, o óleo volta ao mercado em forma de produtos industriais, agrícolas, automotivos e elétricos, formando assim um ciclo sustentável e infinito.




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