Anunciada a XXIV Edição do Prêmio Internacional Fair Play Menarini
Os nomes Despaigne, Altafini, Boniek, Fisichella, Sacchi e Van Gaal estavam entre os ganhadores
CASA NOVA-BA, 3 de setembro de 2020 /PRNewswire/ -- A XXIV edição do Prêmio Internacional Fair Play Menarini foi realizada na capital italiana e logo se tornou o assunto do momento. O programa de 2020 e seus homenageados foram revelados na presença de Giovanni Malagò, presidente do CONI (Comitê Olímpico Nacional Italiano).
O Prêmio Fair Play Menarini foi concebido com o propósito de aumentar a conscientização em torno dos valores fundamentais do esporte. Ao longo dos anos, ele tem reconhecido campeões, lideranças e instituições que se destacaram no meio esportivo e na sociedade. Os homenageados do prêmio, este ano, incluem novamente muitos nomes históricos, como o ex-jogador de vôlei cubano Joël Despaigne, as lendas do futebol José Altafini e Zbigniew Boniek, os técnicos de futebol Arrigo Sacchi e Louis van Gaal, e Alessandro Campagna, que treinou a equipe italiana de polo aquático. Representando uma grande variedade de esportes, foram reconhecidos atletas como o motociclista Manuel Poggiali, as estrelas do esqui alpino as irmãs Fanchini, a golfista Federica Dassù; e o iatista Andrea Stella, com sua história de coragem e determinação.
Esta edição também incluiu prêmios especiais como o "Sustenium Energia e Coração", concedido ao esquiador Dominik Paris, o prêmio "Narrando Emoções", instituído em memória de Franco Lauro, e conquistado pelo jovem jornalista Dario Ronzulli, e o prêmio especial "Compromisso Social e Civil", que neste momento histórico marcado pela pandemia da COVID-19, foi concedido ao FNMOCeO (Conselho Nacional de Médicos, Cirurgiões e Dentistas) e aoFNOPI (Federação Nacional dos Profissionais de Enfermagem). Durante a coletiva de imprensa, o prêmio na categoria "Fair Play e Solidariedade" também foi entregue ao famoso piloto Giancarlo Fisichella.
"O Prêmio Fair Play Menarini é um evento único no mundo dos esportes e, mais uma vez este ano, deu destaque aos maiores campeões e as celebridades mais conhecidas", explica o presidente do CONI, Giovanni Malagò. "As qualidades humanas e esportivas dos vencedores tornam este prêmio excepcional, desejado e apreciado em todo o mundo. O CONI apoia esta iniciativa há muitos anos, pois representa a verdadeira face do esporte, e agora, mais do que nunca, quando precisamos abraçar os valores da ética, do respeito e do fair play."
O prêmio é patrocinado pelo Grupo Farmacêutico Menarini que há oito anos associa seu nome aos valores de ética e fair play promovidos pelo evento.
"Esta edição tem um significado ainda mais importante porque celebra o desafio desses meses difíceis de confinamento e aqueles que levantaram a cabeça e nunca desistiram, exibindo os valores do Fair Play em suas vidas diárias", afirmou Ennio Troiano, Diretor Corporativo de Recursos Humanos do Grupo Menarini. "Este ano, ao associar seu nome a este prêmio, o Grupo Menarini quer transmitir uma mensagem de esperança, para que os valores saudáveis e bonitos do esporte possam inspirar a todos e, em especial, àqueles que lutaram muito e procuram encontrar a energia e a força para recomeçar."
Os ganhadores do XXIV Prêmio Internacional Fair Play Menarini são:
Joel Despaigne – prêmio "Fair Play"
Louis Van Gaal e Arrigo Sacchi – prêmio "Uma vida dedicada ao Esporte"
Alessandro Campagna – prêmio "Estrela do Esporte"
Manuel Poggiali – prêmio "Modelo de vida Fair Play"
Josè Altafini e Zibgniew Boniek – prêmio "Esporte e Vida"
Nadia e Elena Fanchini – prêmio "Valores Sociais do Esporte"
Federica Dassù – prêmio "Promovendo o Esporte"
Giancarlo Fisichella – prêmio "Fair Play e Solidariedade"
Benedetta Pilato – prêmio "Modelo para as Novas Gerações"
Dominik Paris – prêmio especial "Sustenium Energia e Coração"
Andrea Stella – prêmio "Além do Esporte"
Dario Ronzulli – prêmio "Narrando Emoções", instituído em memória de Franco Lauro
FNMOCeo e FNOPI – prêmio "Compromiso Social e Civil"
Envie seu comentário